segunda-feira, 4 de junho de 2012

Participação no I Encontro das Academias de Letras do Brasil (ALB/SC) do Estado de Santa Catarina




Eu, Osvaldo Junior Pansera Waczuk, tive a grande honra de ser o Representante da Presidência da ALB/RS - Academia de Letras do Brasil do Estado do Rio Grande do Sul no I Encontro das Academias de Letras do Brasil do Estado de Santa Catarina que ocorreu no dia 1 de Junho de 2012. O evento foi realizado em Florianópolis, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Neste dia tivemos a entrega dos certificados, diplomações acadêmicas e homenagens. Além disso, no decorrer dos dias foram realizados vários debates culturais, palestras sobre vários temas, discursos envolvendo o universo cultural e ressaltando a importância da ALB para os estados e para a evolução e incentivo a cultura de nosso país.

No Encontro, estiveram presentes grandes personalidades, entre Escritores Nacionais e Internacionais, Acadêmicos da ALB, representantes do poder público, Professores, Jornalistas, Alunos de uma Escola Local. As Presidências das ALB Estaduais, tiveram os seguintes representantes:  a de Minas Gerais - MG pela caríssima confrade Silvia Araújo Motta, a do Rio de Janeiro - RJ pela caríssima confrade Marilza Albuquerque de Castro, a de São Paulo - SP, pelo caríssimo confrade Camilo Martins, a do Rio Grande do Sul - RS por mim, Osvaldo Junior Pansera Waczuk, a Presidência da ALB/Portugal pela caríssima, confrade Rosa de Souza. Ainda tivemos as ilustres presenças do meu caríssimo e nobre amigo Fundador e Presidente Nacional da ALB o Prof. Dr.:Mário Roberto Carabajal Lopes e da ilustre e nobre Vice Presidente Dra.:Manuela Cacilda Carabajal Lopes que abrilhantaram ainda mais este grande momento.


Podemos dizer que este foi um Evento Nacional, por ter tantas Delegações dos mais diferentes estados, no distinto encontro que foi um marco para a Capital Catarinense, revelando a força da Cultura Nacional e da Presidência Estadual da ALB/SC, comandada pelo caríssimo e nobre amigo Presidente Prof.: Miguel João Simão, juntamente com o caríssimo e o nobre amigo Presidente da ALB Municipal de Florianópolis Dr.: Valdir Mendes. Eles juntamente com sua equipe de Membros Acadêmicos fundaram em menos de 2 anos quase 30 Academias de Letras do Brasil, Municipais de Santa Catarina.























Um momento marcante também e curioso que aconteceu no Encontro foi o Ritual realizado com as três Velas coloridas e suas importantes simbologias:

Vela Verde - Representa a esperança dos escritores brasileiros em verem seus trabalhos literários reconhecidos além-fronteira.
Vela Vermelha - Representa o sangue dos escritores catarinenses que lutam arduamente em busca de reconhecimento literário. 
Vela Branca - Representa a chama da harmonia e paz entre as Academias de Letras e Agremiações literárias dos nossos Municípios, Estados e País.  



















Nenhum comentário:

Postar um comentário